Há exatos 39 anos o Guarani Futebol Clube sagrava-se campeão brasileiro de futebol. O time comandado por Carlos Alberto Silva e composto por uma mescla de jovens promessas e jogadores experientes venceu o Palmeiras, na final da competição nacional e assegurou um feito inédito. O alviverde campineiro é a única equipe do interior que conquistou o título de campeão brasileiro até os dias de hoje.
O feito se torna ainda maior quando trazido à luz da realidade da época. Dono de uma equipe modesta e com um comandante jovem, o Guarani era desacreditado até mesmo pela mídia. Após algumas vitórias dentro do campeonato, o Bugre e todos ao seu redor começaram tratar como realidade a possibilidade de título. O ponta esquerda Bozó lembra do feito e afirma que a amizade fez diferença: “Lembro como se fosse hoje. Era um time de amigos. Nós nos tratávamos como irmãos e o Carlos Alberto era como se fosse nosso pai”, afirmou.
Bozó ainda pode dizer que atua com um irmão da época, o ex-ponta-esquerda trabalha ao lado do ex-meio-campista Renato Morungaba. Os dois compõem a comissão técnica do Departamento de Futebol Profissional do Guarani. Renato afirma que usa da experiência vivida com a camisa do clube para passar para os atletas de hoje: “É importante essa troca e eu procuro ajudar com a minha experiência. O que conquistamos foi simplesmente inesquecível”, disse.
Sem o comandante
A comemoração do título dessa vez será a primeira sem Carlos Alberto Silva. O técnico do time campeão brasileiro faleceu em Janeiro deste ano, em Belo Horizonte, onde residia. O Guarani Futebol Clube é grato a todos que fizeram parte deste enorme feito e aproveita a oportunidade para homenagear mais uma vez o nosso eterno comandante. Obrigado por terem conquistado a nossa maior glória.