O Guarani não teve vida fácil, mas lutou e conquistou um resultado importantíssimo fora de casa ao derrotar o Brasil por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (10), no Estádio Bento Freitas, em Pelotas, em partida válida pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O capitão Bruno Silva marcou o único gol da partida, que faz o time alcançar quatro jogos de invencibilidade.
Com o resultado, o Bugre vai a 56 pontos e entra provisoriamente no G4, aguardando os resultados de Goiás e CRB, que ainda jogam na rodada. A equipe volta a campo no sábado (13), para outra decisão, dessa vez o confronto direto com o Avaí, às 16h, no Brinco de Ouro.
O JOGO
O técnico Daniel Paulista mandou a campo a formação titular com duas novidades em relação ao jogo anterior. Após apresentar desconforto muscular, o volante Rodrigo Andrade ficou fora da partida e foi substituído por Índio, enquanto o atacante Lucão do Break recebeu oportunidade por opção do treinador.
O primeiro tempo foi praticamente de um time só. Precisando do resultado positivo, o Guarani buscou o ataque desde o início e criou várias oportunidades. O primeiro perigo foi aos 6′. Júlio César recebeu bom passe de Régis, tentou o toque, mas o goleiro saiu e abafou.
O Bugre ameaçou novamente aos 14′. Após cruzamento rasteiro de Mateus Ludke, Régis tentou a finalização de primeira e o goleiro adversário defendeu. O Bugre controlava o ritmo e as chances iam surgindo. Aos 29′, Bidú fez o cruzamento, a bola atravessou a área e Mateus Ludke finalizou com perigo.
Chegando a todo momento, o Guarani por pouco não marcou na etapa inicial em ainda outros dois momentos. Aos 34′, Bidú ficou com a sobra na área e a finalização passou perto. O mesmo com Régis, aos 41′, em chute muito perigoso.
O Bugre seguiu em cima após o intervalo e finalmente abriu o placar aos 8′. Após cobrança de escanteio de Régis, o capitão Bruno Silva, em seu 90º jogo com a camisa do Bugre, tocou de cabeça e marcou. O placar quase foi ampliado aos 12′. Régis roubou a bola, fez o passe para Lucão do Break e o atacante bateu para grande defesa do goleiro.
Praticamente inofensivo, o Brasil chegou pela primeira vez com real perigo aos 13′. Após bate-rebate, Netto finalizou e Rafael Martins salvou com o pé. O goleiro brilhou novamente aos 16′, ao buscar no cantinho a cobrança de falta de Renatinho.
Com o placar em aberto, os minutos finais foram tensos. O Guarani teve chance com Pablo após passe de Bruno Sávio, mas o atacante errou a finalização. Na resposta do Brasil, Rafael Martins salvou de novo na cabeçada de Erison. Os donos da casa tentaram, mas o Bugre conseguiu segurar e garantir o resultado fora de casa.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 0 x 1 GUARANI
Competição: Série B do Campeonato Brasileiro
Rodada: 35ª
Data: 10/11/2021 (quarta-feira)
Local: Estádio Bento Freitas
Cidade: Pelotas (RS)
ARBITRAGEM
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Auxiliar 1: Lucas Costa Modesto (DF)
Auxiliar 2: Kleber Alves Ribeiro (DF)
Árbitro de Vídeo: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Assistente VAR: Marcus Vinícius Gomes (MG)
BRASIL
Matheus Nogueira; Netto, Leandro Camilo, Ícaro e Héverton (Paulinho); Diego Gomes (Caio Rangel) e Bruno Matias; Rildo, Patrick e Renatinho (Gabriel Poveda); Erison. Técnico: Jerson Testoni.
GUARANI
Rafael Martins; Mateus Ludke, Thales, Ronaldo Alves e Bidú; Bruno Silva e Índio; Bruno Sávio (Luiz Gustavo), Régis (Andrigo) e Júlio César (Allan Victor); Lucão do Break (Pablo). Técnico: Daniel Paulista.
Gol: Bruno Silva, aos 8′ do segundo tempo.
Renda e público: Não divulgados.