Guarani cresce na Série B embalado pela força coletiva

“A gente tem um grupo, não um time”. A frase dita pelo técnico Daniel Paulista após a goleada por 4 a 1 sobre o Confiança, na sexta-feira (16), é o retrato fiel do grande trunfo do Guarani nesse bom início de campanha na Série B do Campeonato Brasileiro. O crescimento da equipe, que embalou quatro vitórias consecutivas e entrou no G4, vem da força coletiva que potencializou valores individuais.

A estatística que mais salta aos olhos diz respeito ao ataque, que é o mais positivo da Série B com 22 gols marcados. Dois detalhes complementares chamam atenção. Desse total de bolas na rede, nada menos do que 19 foram originadas de assistências, o que indica o jogo coletivo. Além disso, dez jogadores diferentes já marcaram e confirmam a artilharia ‘solidária’ do time.

Mas se lá na frente as coisas funcionam é porque a retaguarda tem dado respaldo e a evolução do sistema defensivo também é visível. São apenas dois gols sofridos nessa série de quatro vitórias consecutivas (média de 0,50) e o goleiro Gabriel Mesquita superou o recorde particular de minutos sem ser vazado pelo clube (318 minutos).

Como trata-se de um grupo e não de um time, as peças de reposição também têm contribuído.  Após atuar na lateral contra o CRB, Pablo foi utilizado mais avançado em Aracaju e marcou seu primeiro gol na temporada. Acionado pela oitava vez, Allan Victor comemorou o primeiro tento pelo clube após receber passe do meia Andrigo, que também entrou no decorrer do jogo.

E, confirmando uma tendência dos últimos anos, os garotos revelados na base seguem ganhando espaço. O zagueiro Titi teve nova chance e de maneira inédita atuou por mais de 45 minutos, enquanto o volante Pedro Acorsi disputou sua primeira partida na Série B – agora, são oito atletas formados no clube que já atuaram no Brasileiro.

“Os atletas estão em um momento de muita confiança, de acreditar no potencial individual deles e trazer esse individual para o coletivo. Tem sido muito bom e acho que esse é o grande fator que vem fazendo a diferença no nosso trabalho”, pontuou Daniel Paulista.

Na terceira posição, com 22 pontos, o elenco bugrino retorna de Aracaju neste sábado (17) e já se reapresenta no domingo (18) de olho no próximo compromisso, marcado para terça-feira (20), às 19h, contra o Sampaio Corrêa, no Brinco de Ouro.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
Email